No ano de 2022 seguimos em transição para saída da pandemia. Nesse período, muitos valores e princípios foram postos em xeque, uma vez que a sociedade se questionava sobre suas prioridades e preocupações. Deste contexto, ressurge com força o termo arquitetura do bem-estar.
O bem-estar focando não só a saúde do morador, mas em que a casa pode lhe proporcionar esse bem-estar. Para muito além de ventilação natural e bom isolamentos acústico e de temperatura, a busca foi em trazer para a casa ferramentas que permitam manter os movimentos do corpo e da mente adaptados a vida que se constituiu.
Como fazer exercícios físicos em casa, fazer sua prática de yoga ou meditação sem que você precise ter um quarto ou área só para isso. Como mimetizar esses equipamentos e usos sem perder o conforto ou a cara de casa, deixando a bagunça se instaurar?
A casa do bem-estar prioriza o controle da iluminação para que você tenha uma intensidade de luz própria dos momentos de yoga, diferente para maratonar séries ou no despertar matinal.
Na promoção de saúde a sua casa tem que ser prática, com materiais fáceis de limpar, e que facilitem o preparo de alimentos, promovendo uma alimentação saudável, podendo até incorporar estufas ou hortas inteligentes.
Cores e Texturas
Além disso, estando limitados ao nosso lar, sentimos falta da riqueza de texturas, cores e experimentações que tínhamos acesso circulando rua a fora. Se bem equilibrados, essa riqueza de materiais promove conforto e bem-estar. Nosso cérebro prefere ambientes de média de complexidade visual, como os encontrados na natureza.
Para chegar nesse resultado podemos trabalhar com pintura, tapetes, almofadas, vasos, coleções, objetos agregados por semelhança… e todos eles vão interferir diretamente em como você sente e se relaciona com aquele espaço.
A arquitetura do bem-estar está muito ligada à presença de diferentes texturas e um olhar atento a como estimular os 5 sentidos, mas sem exageros. Um ambiente que possua apenas uma única textura, ou tudo muito liso, remete a um ambiente mais frio, mais distante e impessoal.
Tons neutros, pastéis, brancos, terrosos, entre outros são grandes artifícios para alcançar o conforto. Isso porque remetem à ancestralidade que carregamos em nossa identidade.
A Fibra Arquitetura desenvolve projetos que vão de encontro ao espírito de seus clientes e que garantem a atemporalidade e conforto no seu lar. Encontramos soluções inteligentes para a realização de seus sonhos.
O que você busca no design de sua casa?