Uma das correntes estéticas que tem ganho visibilidade é o minimalismo. Trata-se da valorização máxima do fundamental e o descarte do supérfluo, refletindo a dinamicidade da vida contemporânea a partir do século XX. Os valores do minimalismo encontram-se justamente na inexistência do detalhe, sendo uma celebração da simplicidade.
A busca por um visual mais clean e que adapte a funcionalidade dos móveis à economia de espaço é fruto do desenvolvimento urbano. Dessa forma, a ordem prevalecendo dentro de casa gera aconchego e conforto para aqueles que vivem uma jornada de trabalho intensa no dia a dia.
É justamente esse caos da realidade urbana que faz do minimalismo um objeto de estudo tão cultuado: oferece uma nova perspectiva em um mundo visualmente poluído por prédios e outdoors. Contudo, apesar do menos ser mais neste estilo, para alcançar a excelência arquitetônica deve-se preocupar em construir um ambiente que não perca a sofisticação para o vazio.
Cada forma geométrica, cada estrutura simples e até mesmo a falta de estrutura devem ser calculadas de maneira que não se ponha em risco o equilíbrio estético. O excesso também existe na falta.
O ambiente minimalista
Uma obra minimalista trata-se da construção de um espaço de paz no meio da desorganização da cidade. Por isso, deve-se ater aos princípios básicos do minimalismo não apenas como sentido estético, mas também como estilo de vida.
Os móveis devem manter uma pegada com traços geométricos simples e precisos. Além disso, o mobiliário não pode entrar em desacordo com a proporcionalidade do ambiente. Já no caso da iluminação, a opção mais natural é a melhor. Luminárias focais casam muito bem com projetos que seguem esse tipo de design.
Minimalismo: alinhando senso estético à qualidade de vida
O minimalismo, como dito, é mais do que um padrão de arquitetura ou design. A compulsão da rotina exige que encontremos momentos de pausa e calma para a mente. A construção de um espaço que leve em conta o conforto e a saúde mental das pessoas pode e deve se refletir na sua casa ou condomínio. O espaço pode ser vivenciado de forma leve, simples e intuitiva, mas para isso, tudo precisa estar no seu devido lugar, para que funcione da melhor maneira possível. Para alcançar a excelência, deve ser realizado por profissionais que entendam da criação de vazios, mas ao mesmo tempo do seu valor.
Gostou das nossas dicas?
Conheça um pouco mais da proposta minimalista através de alguns projetos que temos nos conteúdos do nosso Instagram: @fibraarquitetura.