Portaria Virtual. Seu prédio tem? É realmente mais seguro?
Ah quem diga que elas são apenas uma questão de tempo, e que dificilmente os condomínios poderão fugir delas.
A substituição da portaria convencional para a virtual ou remota é cada vez mais comum nos prédios aqui no Brasil.

Só que na hora da mudança bate aquela dúvida. Será que vale a pena?

As dúvidas mais comuns são:

📌Implantar a portaria virtual vai reduzir meu custo mensal?
Esse é um item importante já que em alguns condomínios a folha de pagamento dos funcionários responde por até 70% do valor final de condomínio.

📌O condomínio fica mais seguro com a portaria?
Ter um controlador de acesso à distância garante mais autonomia ao operador já que ele não pode ser rendido e portanto, ganha confiança pra tomar decisões em situações de emergência. Mas uma equipe bem treinada e com uma portaria blindada podem trazer os mesmos resultados.

📌E como faço para receber jornais e revistas?
Uma caixa de correio especial pode resolver o problema dessas entregas que acabam sendo feitas por volta das 6h da manhã e tem volume considerável. Aqui na @Fibraarquiteuta projetamos alguns modelos assim. Outra saída legal que conhecemos recentemente foram os armários de correspondência da @collectspot. Uma saída sofisticada que estamos ansiosos para testar.

No entanto, nem só de questões técnicas são feitas as escolhas sobre portaria virtual. Existem situações que também deveriam ser debatidas junto com o seu síndico na hora de escolher o melhor para o seu condomínio.
Afinal, o que mais preciso saber?

1. O perfil dos moradores do seu condomínio está preparado e disposto a ser atendido pela portaria virtual?
2. Qual é o vínculo pessoal dos moradores com os funcionários do prédio hoje?
3. Os condôminos são exigentes com a questão estética?

3 questionamentos chaves que precisam ser feitos para o seu condomínio descobrir se deve ou não mudar para a portaria remota/virtual.

1. O perfil dos moradores do seu condomínio está preparado e disposto a ser atendido pela portaria virtual?
Esse sistema pode ser ótimo, mas trabalha com a ideia de autonomia dos moradores, o que significa que você não terá alguém no local para abrir e fechar a porta o tempo todo. Mesmo o rapaz do açougue ou da lavanderia que vão toda semana fazer entregas terão que se identificar e aguardar liberação de entrada, não basta ser um rosto conhecido para entrar. Isso mexe com o conforto e comodidade que os moradores estavam acostumados.
2. Qual é o vínculo pessoal dos moradores com os funcionários do prédio hoje? Eles se sentem mais seguros vendo um rosto conhecido liberando o portão da garagem? Existem moradores mais velhos que contam com a ajuda desses profissionais para trocar uma lâmpada, sifão de pia ou fechadura?
Vale lembrar que esse tipo de “favor” pode caracterizar um desvio de função, trazendo inclusive problemas trabalhistas ao prédio, mas não podemos ignorar que alguns moradores acabam contando com esses profissionais como rede de apoio.
3. Os condôminos são exigentes com a questão estética?

Até onde tivemos contato, as empresas de portaria virtual se adaptam as condições existentes dos prédios, pedindo pequenos ajustes como implantação de uma clausura de pedestres e veículos, mas a quantidade de equipamentos e fios necessários vária muito de empresa para empresa e por algum lugar eles terão de passar. Se os condôminos do prédio em questão forem muito exigentes quanto a estética final dos trabalhos, talvez seja necessário embutir todas essas passagens, evitando aqueles fios colados ou tubulação de metal. Essa restrição pode transformar uma instalação de 15-20 dias numa obra complexa. E é nessa hora que alguns prédios optam por encarar a reforma agrupada a outras mudanças que já eram desejadas como retrofit da fachada e adequações para acessibilidade. Neste caso podemos te ajudar.

E então? #partiuportariavirtual ?